Artigos

PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO FLAGBOL NA ESCOLA
 O FUTEBOL AMERICANO SEM CONTATO FÍSICO

AUTOR: Cláudio Luiz Telesca

                      O objetivo deste trabalho foi a implantação de uma nova modalidade esportiva o  Flagbol 5 contra 5 (modalidade de futebol americano sem contato físico) , desenvolvida na escola de ensino fundamental Oliveira Viana da Rede Municipal de São Paulo, localizada no bairro  Jardim Ângela. Ao definirmos a faixa etária a ser trabalhada, alunos de 9 a 14 anos de idade de ambos os sexos,   adotamos um   processo de aprendizagem dividido em 3 fases: 1) prático – lúdica 2) teórico 3) prática do jogo. Na primeira fase foram ministradas  várias atividades  práticas de caráter lúdico em  pequenos grupos com  objetivos de manipularem e adaptarem-se à bola de Flagbol   e jogos pré-desportivos que continham  implícitos os principais fundamentos da modalidade.  Na fase teórica, além das aulas explicativas com ênfase nas regras e no objetivo principal do jogo que é a marcação do touchdown (pontuação máxima), foram incluídos recursos  áudios-visuais (fitas de vídeo e fotos). Na última fase do processo a prática do jogo foi adotada  através de  jogos coletivos e torneio interclasses principalmente com equipes mistas.  A introdução do flagbol na escola aumentou a participação dos alunos nas aulas de educação física e possibilitou o desenvolvimento de novas habilidades perceptivo-motoras, a  aplicação de um jogo com ênfase cooperativa e estratégica que valoriza as características individuais e, também, um trabalho multidisciplinar com as áreas de inglês, história e geografia através da origem e vocabulário do flagbol.



PROJETO “FLAGBOL NAS ESCOLAS”


Autor: TELESCA, Cláudio Luiz

E-mail: telesca@uol.com.br


Introdução: A modalidade esportiva Flagbol  nascida a partir do Futebol Americano em meados dos anos 40 do século passado, teve como impulso de  sua prática no Brasil, no âmbito escolar, a atuação do Professor de Educação Física Cláudio Telesca, desde 1999. O estímulo pelas respostas positivas apresentadas nas primeiras turmas de  alunos  praticantes,  o  levou a  elaborar   um  Projeto Pedagógico a fim de  possibilitar  a expansão do  conhecimento teórico-prático da modalidade. Com  o apoio logístico  da  National Football League (liga profissional americana)  o projeto foi batizado de “Flagbol nas Escolas”.

Objetivo:  Introduzir o flagbol como conteúdo  nas aulas de educação física para alunos de 4ª à 8ª séries do ensino fundamental de  escolas públicas localizadas nos bairros Jardim Ângela e Campo Limpo  da cidade de São Paulo.

Metodologia: A estrutura do projeto é caracterizada por 3 etapas assim descritas: 1) Acesso ao conhecimento: através de cursos de capacitação para professores de educação física  com distribuição de apostilas, vídeos educativos e material de jogo; 2) Execução: aplicação dos conhecimentos nas aulas de Educação Física; 3) Demonstração e Integração: com  a realização de festivais e torneios entre as escolas participantes. 

Resultados: Atualmente mais de 15 escolas foram beneficiadas, representadas por 30 Professores de Educação Física que proporcionaram para aproximadamente 10.000 alunos, o primeiro contato com o Flagbol,  que por exaltar principalmente a estratégia do Futebol Americano sem o uso do contato físico possibilitou uma saudável interação entre alunos de ambos os sexos em diferentes faixas etárias.

Conclusão: Sob a responsabilidade da Associação Paulista de Futebol Americano o projeto “Flagbol nas Escolas”  mantém sua continuidade com  ideal de alcançar novos horizontes na busca de consolidar o Flagbol como um esporte reconhecido em nosso país.


Referências bibliográficas:
Johnson, John L.  Flag Football The Worldwide Game. USA: Editora American Press, 1992.






OS JOGOS COMO PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA INICIAÇÃO AO FLAGBOL

TELESCA, Cláudio Luiz 


    A modalidade esportiva Flagbol (originária do futebol americano) já é uma realidade em nosso país. A escola pública tornou-se um ambiente receptivo para sua prática e estudos com propósito de desenvolver  perspectivas adequadas  para metodologia de ensino nas aulas de educação física.

      Objetivo: Implementar o Flagbol com procedimentos pedagógicos baseados em caráter de jogos para alunos do ensino fundamental.

        Metodologia: Participação de 4 turmas de 35 alunos na faixa etária de 11 a 13 anos das escolas - E.E. Profª Eulália Silva e EMEF Oliveira Viana - localizadas na periferia da zona Sul da cidade de São Paulo. Foram aplicadas atividades técnico-táticas através de jogos exercitados em condições de equipamentos e espaços iguais pelas seguintes etapas:
1)       jogo pré-desportivo: para facilitar adaptação e manejo com equipamento e  conhecimento de gestos técnicos elementares;
2)        jogo de forma global: para compreensão da modalidade e realizar combinações de fundamentos;
3)        jogo de forma especifica:  para trabalhar situações problemas  com alterações de espaço, número de jogadores e variações táticas;
4)        jogo formal: com equipes  masculinas, femininas e mistas.

     Resultados: Os alunos apreciaram a prática de vivenciar uma nova modalidade esportiva destacando-se que o alto índice motivacional promovido pela rápida assimilação de conceitos procedimentais, cognitivos e interacionais originaram  a  formação de turmas de treinamento em ambas unidades escolares.

    Conclusão: Para o êxito deste trabalho, os procedimentos pedagógicos devem estar sintonizados com nível de habilidades motoras apresentados pelos alunos e com práticas fundamentadas em situações contextualizadas do Flagbol.