PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO FLAGBOL NA ESCOLA
O FUTEBOL AMERICANO SEM CONTATO FÍSICO
AUTOR: Cláudio Luiz Telesca
O objetivo deste trabalho foi a implantação de uma nova modalidade esportiva o Flagbol 5 contra 5 (modalidade de futebol americano sem contato físico) , desenvolvida na escola de ensino fundamental Oliveira Viana da Rede Municipal de São Paulo, localizada no bairro Jardim Ângela. Ao definirmos a faixa etária a ser trabalhada, alunos de 9 a 14 anos de idade de ambos os sexos, adotamos um processo de aprendizagem dividido em 3 fases: 1) prático – lúdica 2) teórico 3) prática do jogo. Na primeira fase foram ministradas várias atividades práticas de caráter lúdico em pequenos grupos com objetivos de manipularem e adaptarem-se à bola de Flagbol e jogos pré-desportivos que continham implícitos os principais fundamentos da modalidade. Na fase teórica, além das aulas explicativas com ênfase nas regras e no objetivo principal do jogo que é a marcação do touchdown (pontuação máxima), foram incluídos recursos áudios-visuais (fitas de vídeo e fotos). Na última fase do processo a prática do jogo foi adotada através de jogos coletivos e torneio interclasses principalmente com equipes mistas. A introdução do flagbol na escola aumentou a participação dos alunos nas aulas de educação física e possibilitou o desenvolvimento de novas habilidades perceptivo-motoras, a aplicação de um jogo com ênfase cooperativa e estratégica que valoriza as características individuais e, também, um trabalho multidisciplinar com as áreas de inglês, história e geografia através da origem e vocabulário do flagbol.
PROJETO “FLAGBOL NAS ESCOLAS”
Autor: TELESCA, Cláudio Luiz
E-mail: telesca@uol.com.br
Introdução: A modalidade esportiva Flagbol nascida a partir do Futebol Americano em meados dos anos 40 do século passado, teve como impulso de sua prática no Brasil, no âmbito escolar, a atuação do Professor de Educação Física Cláudio Telesca, desde 1999. O estímulo pelas respostas positivas apresentadas nas primeiras turmas de alunos praticantes, o levou a elaborar um Projeto Pedagógico a fim de possibilitar a expansão do conhecimento teórico-prático da modalidade. Com o apoio logístico da National Football League (liga profissional americana) o projeto foi batizado de “Flagbol nas Escolas”.
Objetivo: Introduzir o flagbol como conteúdo nas aulas de educação física para alunos de 4ª à 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas localizadas nos bairros Jardim Ângela e Campo Limpo da cidade de São Paulo.
Metodologia: A estrutura do projeto é caracterizada por 3 etapas assim descritas: 1) Acesso ao conhecimento: através de cursos de capacitação para professores de educação física com distribuição de apostilas, vídeos educativos e material de jogo; 2) Execução: aplicação dos conhecimentos nas aulas de Educação Física; 3) Demonstração e Integração: com a realização de festivais e torneios entre as escolas participantes.
Resultados: Atualmente mais de 15 escolas foram beneficiadas, representadas por 30 Professores de Educação Física que proporcionaram para aproximadamente 10.000 alunos, o primeiro contato com o Flagbol, que por exaltar principalmente a estratégia do Futebol Americano sem o uso do contato físico possibilitou uma saudável interação entre alunos de ambos os sexos em diferentes faixas etárias.
Conclusão: Sob a responsabilidade da Associação Paulista de Futebol Americano o projeto “Flagbol nas Escolas” mantém sua continuidade com ideal de alcançar novos horizontes na busca de consolidar o Flagbol como um esporte reconhecido em nosso país.
Referências bibliográficas:
Johnson, John L. Flag Football The Worldwide Game. USA: Editora American Press, 1992.
OS JOGOS COMO PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA INICIAÇÃO AO FLAGBOL
TELESCA, Cláudio Luiz
A modalidade esportiva Flagbol (originária do futebol americano) já é uma realidade em nosso país. A escola pública tornou-se um ambiente receptivo para sua prática e estudos com propósito de desenvolver perspectivas adequadas para metodologia de ensino nas aulas de educação física.
Objetivo: Implementar o Flagbol com procedimentos pedagógicos baseados em caráter de jogos para alunos do ensino fundamental.
Metodologia: Participação de 4 turmas de 35 alunos na faixa etária de 11 a 13 anos das escolas - E.E. Profª Eulália Silva e EMEF Oliveira Viana - localizadas na periferia da zona Sul da cidade de São Paulo. Foram aplicadas atividades técnico-táticas através de jogos exercitados em condições de equipamentos e espaços iguais pelas seguintes etapas:
1) jogo pré-desportivo: para facilitar adaptação e manejo com equipamento e conhecimento de gestos técnicos elementares;
2) jogo de forma global: para compreensão da modalidade e realizar combinações de fundamentos;
3) jogo de forma especifica: para trabalhar situações problemas com alterações de espaço, número de jogadores e variações táticas;
4) jogo formal: com equipes masculinas, femininas e mistas.
Resultados: Os alunos apreciaram a prática de vivenciar uma nova modalidade esportiva destacando-se que o alto índice motivacional promovido pela rápida assimilação de conceitos procedimentais, cognitivos e interacionais originaram a formação de turmas de treinamento em ambas unidades escolares.
Conclusão: Para o êxito deste trabalho, os procedimentos pedagógicos devem estar sintonizados com nível de habilidades motoras apresentados pelos alunos e com práticas fundamentadas em situações contextualizadas do Flagbol.