Este vídeo gravado em clínica realizada pelo Profº. Claudio Telesca na praça Zico Campolim, em Itapeva -SP, mostra a técnica básica de contato na bola para chutes de field goal. Nesta demonstração foi utilizado o tee (aparato que sustenta a bola) em vez de um companheiro na posição de holder (jogador que recebe o snap e posiciona a bola para o chutador).
Presidida pelo Profº Claudio Telesca, a APFA tem por objetivo o crescimento do esporte no Brasil através de cursos, palestras, artigos pedagógicos e orientações técnicas, continuando o trabalho iniciado com a Associação Brasileira de Futebol Americano e Flag - ABRAFA & Flag.
Um pouco de história: 2ª Copa do mundo de Flag Football
Em 2001 um grupo de atletas pioneiros do Flagbol no Brasil comandados pelos professores Paulo Arcuri, José Maurício Bertacci e Claudio Telesca embarcaram rumo aos Estados Unidos, em Cocoa Beach na Flórida, para participarem da 2ª Copa do Mundo de Flag Football representando nosso país.
Logo da 2ª Copa do Mundo de Flag football |
Nesta inédita experiência internacional, a equipe Brasileira competiu nas modalidades: 4x4 com jogos contra equipes americanas e 9x9 sendo a competição oficial de seleções, com jogos contra Venezuela, Alemanha, Finlândia e Bahamas.
Foto oficial da Equipe Brasileira |
Apesar do modesto resultado em campo (10ª colocação geral), as participações em congressos técnicos e treinos com a ajuda de técnicos americanos contribuíram para nossos professores aprimorarem o conhecimento do esporte, que ainda dava seus primeiros passos no Brasil.
O QB Paulo Arcuri preparando para lançar no jogo contra Finlândia |
Esta competição acontece todos os anos desde 2000 organizada pela revista Flagmag, nos últimos anos, passou a ser denominada torneio internacional de Flag Football. Em 2011 foi realizado no mês de julho em Foxborough, MA, USA.
Para saber mais sobre outras edições deste torneio e notícias sobre o Flagbol internacional visite o site www.flagmag.com
Vídeo: como fazer um cinto de Flagbol
Este vídeo mesmo sendo em inglês mostra de maneira bem fácil o ex jogador *Doug Rogers explicando como podemos improvisar um cinto de Flagbol.
Material necessário:
- Pano ou camiseta velha ou **fita de cetim .
- Tesoura.
- Calção para prender as flags.
Procedimento:
Corte com a tesoura o pano ou a fita em torno de 50cm e prenda diretamente no calção. Apesar do vídeo demostrar 3 flags para cada jogador, o cinto com 2 flags (em cada lado da cintura) é o que predomina em nosso país.
* Doug Rogers foi jogador de Flagbol durante 23 anos em ligas nacionais americanas.
** Utilizada em nossas clínicas.
Torneio de Flagbol Feminino 5x5
Com os Times:
SP Pirates
Palmeiras Locomotives
Carcaminas
Entrada franca!
Para mais informações contate no e-mail:
mandys_angra@hotmail.com
Dicas: seqüência do ataque nas modalidades de Futebol Americano
O quadro abaixo destaca as opções do armador/lançador assim que recebe a bola do snap de seu companheiro (centro) nas modalidades Flagbol de Campo, Futebol Americano e Flagbol:
Obs: Uma seqüência especial que pode ocorrer em todas as modalidades: o armador após receber a bola do snap, finaliza a jogada ajoelhando-se no campo com objetivo de gastar o tempo de jogo até o fim do mesmo, sem oferecer oportunidade para equipe adversária tentar recuperar a posse de bola.
Obs: Uma seqüência especial que pode ocorrer em todas as modalidades: o armador após receber a bola do snap, finaliza a jogada ajoelhando-se no campo com objetivo de gastar o tempo de jogo até o fim do mesmo, sem oferecer oportunidade para equipe adversária tentar recuperar a posse de bola.
Dicas: recepção da bola sobre o ombro
É uma das técnicas de recepção da bola mais difíceis. O recebedor tem que manter a visão na bola para trás, sobre seu ombro, em movimento. Com cotovelos dobrados na frente dos ombros, dedos estendidos, segurar a bola com as duas mãos voltadas para cima. Após o domínio da bola, trazê-la junto ao corpo.
Dicas: backpedal
É a técnica de correr para trás de costas, utilizada pelos jogadores de defesa do Flagbol, Flagbol de Campo e Futebol Americano responsáveis em cobrir as zonas passes.O objetivo é manter o alcance nos jogadores ofensivos e ao mesmo tempo de frente para o lançador na tentativa de ler a jogada. Sua execução é geralmente até 15 jardas, a partir da linha do snap.
Dicas: tackle
"Tackle" é o fundamento de contato físico do Futebol Americano essencial para os jogadores do time de defesa, entretanto, jogadores dos times de ataque e de especialistas devem também ter conhecimento de sua técnica. Este fundamento no Flagbol e Flagbol de Campo é substituído pela remoção da flag.
Para realizar um bom tackle deve-se:
- Estar em posição de equilibrio com tronco reto, joelhos flexionados e cabeça erguida olhando o atacante alvo (com posse de bola).
- Envolver os braços na altura da cintura do atacante.
- Usar a força das pernas para ajudar a derrubá-lo ao chão.
Dicas: deslocamentos para passes do lançador
No Fagbol de campo e Futebol Americano, a técnica de deslocamento do lançador após receber o snap do centro é utilizada de acordo com a distância do passe.
Para todos os deslocamentos o lançador realiza o primeiro passo para trás com pé do mesmo lado da mão de lançamento, em seguida realiza passos cruzados sempre com o pé do lado oposto pela frente. Enquanto realiza os passos a bola deve ser segurada com as 2 mãos na altura do número frontal da camisa do lançador.
Abaixo exemplos de deslocamentos para lançadores destros:
Passe curto = 3 passos (1dir. - 2esq. - 3dir.)
Passe médio = 5 passos (1dir. - 2esq. - 3dir. - 4esq. - 5dir.)
Passe longo = 7 passos (1dir. - 2esq. - 3dir. - 4esq. - 5dir. - 6esq. - 7dir.)
Obs: - Para os lançadores canhotos a seqüência é invertida.
- No Flagbol o deslocamento com 7 passos é dispensável, em função das dimensões reduzidas do campo de jogo.
Dicas: chutes
No Flagbol de Campo e Futebol Americano temos o fundamento chute, caracterizado em diferentes nomenclaturas apresentadas no quadro abaixo:
KICKOFF FIELD GOAL
KICKOFF FIELD GOAL
EXTRA POINT PUNT
Dicas: bloqueios
É um fundamento importante em modalidades de Flagbol de 7 ou mais jogadores e no Futebol Americano. Os jogadores de ataque inelegíveis (em receber passes) que se posicionam próximos a linha do snap são responsáveis em executar os bloqueios.
Uma equipe bem preparada na execução dos bloqueios conseqüentemente suas jogadas de ataque serão bem sucedidas.
Em algumas situações jogadores de ataque elegíveis também podem executar bloqueios.
Os principais objetivos dos bloqueios são:
- Proteger o lançador para que ele tenha tempo suficiente em lançar a bola.
- Abrir espaço na equipe adversária para o corredor avançar com a bola.
A técnica adequada para realizar um bloqueio é:
- Iniciar em posição baixa (3 pontos) em seguida realizar o contato apoiando as mãos na altura do número da frente da camisa do adversário de modo a realizar uma alavanca para que ele perca o apoio no solo.
- Manter o bloqueio até o término da jogada com o apito do árbitro.
- Utilizar as pernas com força buscando afastar o defensor da linha do snap.
Dicas: formação do Huddle
O huddle (tanto para o futebol americano e Flagbol) é a reunião em forma de círculo da equipe de ataque para escolha da próxima jogada.
Abaixo algumas características do huddle para o Flagbol 5x5:- Deve ficar a pelo menos no mínimo a 7 jardas de distância da linha do snap.
- O corredor e o lançador devem estar face a face.
- Os jogadores escutam a jogada chamada pelo lançador.
- O huddle só é "quebrado" pelo lançador em seguida todos posicionam-se de acordo com a jogada escolhida.
Dicas: conceitos básicos da equipe de ataque
Em uma formação de ataque normal o lançador posiciona-se imediatamente atrás do atacante da posição centro para receber um snap direto.
Em uma formação shotgun o lançador posiciona-se a 4 jardas do centro para receber um snap longo.
A formação é determinada direita ou esquerda pelo posicionamento do corredor em relação ao atacante da posição centro .
Na formação em i o corredor posiciona-se na mesma linha do centro atrás do lançador.
Dicas: conceitos básicos da defesa individual
1- Cada defensor é responsável em marcar um atacante.
2- Onde os defensores alinham depende de fatores tais como:
- A força do braço do lançador.
- Velocidade do atacante que esta marcando.
- A distância do snap.
3- O defensor deve focar o atacante e olhar para bola só depois que estiver na marcação do mesmo.
Dicas: táticas de defesa
As táticas de defesa do Flagbol 5x5 são chamadas por dupla numeração, sendo o primeiro número para as zonas curta ou intermediária a ser coberta e o último número para a zona profunda. O número do meio no caso de tática com tríplice numeração refere-se à zona intermediária.
Táticas em que há corrida em direção ao lançador este defensor não é enumerado (deve estar a 7 jardas da linha do snap): 2-2, 3-1, 1-3, e 1-2-1.
Táticas em que não há corrida em direção ao lançador (todos defensores são enumerados): 2-3 e 3-2.
Dicas: conceitos básicos da defesa por zona
Os jogadores de defesa devem ter conhecimento dos seguintes conceitos da defesa por zona:
- Cada jogador é responsável pela sua área de cobertura no campo de jogo
- O defensor deve manter o foco no lançador quando em posse de bola, em seguida realizar ação defensiva de acordo com a trajetória do passe.
- As zonas cobertura de defesa são: curta – até 7 jardas da linha do snap, intermediária – de 5 a 15 jardas da linha do snap e profunda – 10 jardas até a linha de touchdown.
Abaixo ilustração destacando as zonas de cobertura:
Exercício de fundamentos: lançamento e recepção
Lançar e Receber
Objetivo: melhorar o lançamento e a recepção.
Execução: os lançadores (QB) nas extremidades trocam passes até surgir a oportunidade de passar para o receptor (WR) no centro, com o defensor (DB) procurando dificultar a recepção.
Variação: 1) adicionar mais um defensor.
Faixa etária sugerida: a partir dos 11 anos.
Dicas: rotas do corredor para recepção de passes
"Passing tree" para posição de corredor
Arrow: o corredor avança em um ângulo de 45 graus para a lateral e olha para trás para a bola.
Circle: esta rota começa em direção à linha lateral e depois volta em círculo na frente do lançador.
Out / In: esta rota começa em linha reta, em seguida o corredor quebra para fora ou dentro dependendo da jogada.
Flare: esta rota é utilizada como segunda opção de passe do lançador, começa em linha reta paralelo a linha de scrimmage e quebra com pequeno avanço.
DICAS: posicionamentos da ofensiva
Abaixo alguns posicionamentos dos atacantes antes do snap. Em cada um deles, possibilita a equipe elaborar diferentes jogadas de ataque.
Legenda:
preto - lançador
vermelho - centro
azul - corredor
verde - receptor
Dicas: Rotas para recepção de passes
"Passing Tree"
É um sistema numerado de rotas para recepção de passes de todos jogadores elegíveis sendo as de números pares executadas para o meio do campo e as de números ímpares para linha lateral.
Quick Out (1): Esta é uma rota de de 5-8 jardas para frente e depois o receptor corta para a lateral então olha para a bola.
Slant (2): Esta é uma rota de 3-5 jardas para frente então a uma quebra do receptor para o meio em um ângulo de 45 graus e olha para a bola.
Deep Out (3): Esta é uma rota de 10-15 jardas. Ele deve ser executado exatamente como a Quick Out só que mais profunda.
Drag /In (4): Esta é uma rota de 5-8 jardas para frente então a quebra do receptor para o meio em um ângulo de 90 graus e olha para a bola.
Flag (5): Esta é uma rota de 10-15 jardas para frente então a quebra do receptor em um ângulo de 45 graus em direção à linha lateral e olha para a bola.
Curl (6): Esta é uma rota de 5-8 jardas para frente e depois o receptor para e vira indo de encontro a bola.
Post Corner (7): Esta é uma rota de 12-20 jardas para frente e então o corte do receptor em um ângulo de 45 graus para o meio do campo e em seguida, um corte de 45 graus em direção à linha lateral e depois olha para a bola.
Post (8): Esta é uma rota de 12-20 jardas para frente então a quebra do receptor em um ângulo de 45 graus para o meio do campo e olha para a bola.
Fly (9): Esta rota é correr em linha reta até o campo adversário com o receptor procurando a bola, após ele passar por cerca de 15 jardas.
* Para os participantes mais jovens as rotas podem ser reduzidas pela metade.
Campeonato Paulista de Flagbol 2011
Neste domingo, a Associação Pró-Futebol Americano realizará a 1ª rodada da conferência Caipira do Paulista de Flagbol 8x8, a partir das 10h., na cidade de Sorocaba.
Clique no link abaixo para todas informaçoes do evento.
http://apfaonline.com.br/?p=964
Clique no link abaixo para todas informaçoes do evento.
http://apfaonline.com.br/?p=964
Exercícios de fundamentos: snap
Intercâmbio Centro - Lançador
Objetivo: Aprimorar a técnica do snap.
Execução: alunos organizados em colunas frente a frente, o primeiro (centro) realiza um snap curto para o segundo (lançador) e na seqüência trocam de posição até atingir a coluna da frente.
Variação:
1) Realizar com snap longo.
Faixa etária sugerida: a partir dos 11 anos.Posições dos jogadores no Flagbol 5x5
- É o capitão da ofensiva.
- É o que recebe o snap do centro.
- Tem a opção de lançar ou entregar a bola para algum companheiro da equipe.
CENTRO:
- Ele pode realizar um snap longo ou direto.
- Ele pode receber um passe.
RECEPTOR:
- Após uma recepção pode correr com a bola.
- Também pode receber uma entrega de bola do lançador.
Curso de capacitação de Flagbol
No último domingo (03/04), a Associação Paulista de Futebol Americano realizou um curso de capacitação para professores e monitores da ONG Passatempo Educativo, na E. E. Isabel Vieira de Serpa e Paiva, no bairro do Jaraguá na capital de São Paulo. Os principais temas abordados pelo Profº. Claudio Telesca foram os fundamentos e as regras do Flagbol 5x5.
Abaixo algumas fotos do evento:
Assinar:
Postagens (Atom)